terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Leiam Por Favor!! Canil Municipal de Gouveia?!



As imagens que nos chegam das condições do Canil Municipal de Gouveia, um canil não registado, tem chocado milhares de pessoas. Não se compreende, hoje em dia, em que a consciência dos direitos dos animais ganha cada vez mais força, que sejamos confrontados com esta realidade.

Assim que recebemos as fotos e o vídeo que documentam bem a situação actual e de longa data, elementos da Direcção visitaram as instalações e puderam verificar a veracidade das mesmas.

Amigos, a situação dos animais que se encontram lá alojados, ao todo 4, é de uma crueldade sem fim. Verificámos que as instalações não obedecem aos requisitos exigidos, os animais não tinham água nem comida o que nos leva a pensar que denuncias já feitas sobre a situação, em que os animais só comeriam uma vez por semana, podem ser verdadeiras. Aliás há relatórios de clínicas veterinárias atestando que alguns animais adoptados lá sofriam de subnutrição.

Também nos relataram que os animais permanecem, na sua maioria, até morrerem de subnutrição e por doença. A eutanásia será quase sempre o último recurso ou até mesmo inexistente. E caso o façam onde realizam a destruição dos cadáveres, de acordo com o Regulamento (CE) nº 1774/2002, do Parlamento Europeu e do Conselho de 23 de Outubro?

Não existem celas de quarentena nem sala de occisão (eutanasia), zona de higienização, boxe para fêmeas e ninhadas, entre outras inúmeras falhas. Isto para não comentar quanto às águas residuais.

Apenas uma cela, com uma cadela, tinha um balde com água e no comedouro restos de ração. E porquê? A informação que nos deram é que essa cadela se encontra no canil há um ano e o proprietário paga para ela permanecer lá.

Os comedouros de inox estavam todos conspurcados, as boxes igualmente e os desgraçados dos animais sobrevivem no meio dos seus excrementos. A rede das boxes está, em muitos pontos, destruída com os arames espetados e onde facilmente os animais se podem magoar. Há humidade e água em excesso. Nem assim os funcionários, muito atarefados, têm tempo de as limpar, para retirar os vestígios de musgo e bolor.

Afinal a Lei exige tanto aos particulares, seja em relação à detenção do nº de animais por proprietário, seja em relação às condições higio-sanitárias entre muitas outras. Às associações são exigidas condições que a maioria não consegue cumprir por falta de verbas. E afinal os primeiros que deviam cumprir são os primeiros a cometer ilegalidades. As entidades competentes já foram alertadas para esta situação em particular, já foram apresentadas as denúncias mas todas em vão.

Temos a esperança que as últimas denúncias realizadas nos serviços competentes da DGAV vejam a luz e que aquelas instalações sejam alvo de uma vistoria, que sejam definitivamente encerradas e os animais que lá se encontram sejam encaminhados para adopção, seja através da nossa associação seja através de um Canil Municipal licenciado como o da Guarda e que promovam a adopção desses animais.

A associação disponibiliza-se ainda a fazer o transporte desses animais caso seja necessário. Pelo que nos foi transmitido a Câmara municipal de Gouveia não dispõe de carrinha apropriada para o transporte dos animais.

Agradecemos a todos que partilhem esta situação, para que não caia em saco roto. À comunidade de Gouveia, à sociedade civil pedimos que não fiquem indeferentes.

Apresentamos ainda o Link para o comunicado da Câmara municipal de Gouveia em relação às denuncias : http://www.cm-gouveia.pt/noticias/Paginas/canil-municipal-comunicado.aspx
Há anos que a Câmara promete a construção de um canil (afinal sempre existe o actual) mesmo não estando registado e por conseguinte ilegal.
Temos as imagens e a nossa palavra de que os documentos apresentados reflectem a verdadeira calamidade ali existente.






 

 

Sem comentários: